Termopares

Termopares são  sensores de  temperatura simples, robustos e de baixo custo, sendo amplamente utilizados nos mais variados processos de medição de temperatura. Um termopar é constituído de dois  metais distintos unidos em uma das extremidades. Quando há uma diferença de temperatura entre a extremidade unida e as extremidades livres, verifica-se o surgimento de uma  diferença de potencial que pode ser medida por um  voltímetro. Diferentes tipos de termopares possuem diferentes tipos de curva diferença de potencial versus  temperatura. [1] [2] [3]
Segue exemplos de fabricações a serem feitas, as dimensões e características são fabricadas conforme a necessidade do cliente.

Termopares e Sensores PT100 Convencionais

São denominados termopares convencionais os confeccionados a partir da junção de termoelementos discretos. A simplicidade da forma construtiva permite a fabricação de uma grande variedade de formatos, tipos de isolação, formas de proteção e da terminação para ligação ao processo. Aqui são mostrados algumas das montagens típicas.

Termopares Minerais

Termopares de isolação mineral são os confeccionados a partir de um cabo metálico obtido por trefilação, que encapa os termoelementos e a isolação. O processo assegura que a capa, os termoelementos e a isolação sejam proporcionalmente alongados e reduzidos em diâmetro, permitindo alcançar diversas bitolas, inclusive as muito finas, até com décimos de milímetros.

Termopares e Sensores PT100 Flexíveis

Termopares flexíveis são os confeccionados a partir de cabos flexíveis isolados. Podem ser fornecidos em comprimentos especificados, com junção de medição exposta ou protegida. Materiais de alta tecnologia, como silicone, viton, teflon, neofon podem ser utilizados, tanto na isolação do cabo como nas ponteiras de proteção. Estão disponíveis com diâmetros variados para aplicações nas áreas de alimentos, química, biologia, ensaios físicos e outras aplicações.

Tabela de Cores

Tabela de cores para Termopares.

É um instrumento que permite conhecer a temperatura do meio ambiente, recorrendo à relação entre a resistência eléctrica de um material e a sua temperatura. A maior parte das termorresistências são feitas de platina, mas são também utilizados outros materiais, como por exemplo o níquel. Por norma, quando se fala de uma termorresistência ela é identificada pelo material que a constitui e pela resistência que apresenta a 0 °C. Por exemplo, uma Pt-100 será uma termorresistência de platina que a 0 °C apresenta uma resistência de 100 Ω, ao passo que uma Ni-500 será uma termorresistência de níquel que a 0 °C apresenta uma resistência de 500 Ω..

Áreas da Indústria

Nossos produtos, Termopares, Termoresistências e Sensores, estão presentes em diversas áreas contribuindo devido a sua qualidade de forma segura e eficaz com a produção industrial .

tecnopar-produtos-petroleo-e-gas

Petróleo e Gás

Nossos produtos estão presentes na indústria nas áreas de petróleo e gás.

Química

Nossos produtos estão presentes na indústria química.

Alimentos & Bebidas

Nossos produtos estão presentes na indústria de alimentos e bebidas.

Ciência da Vida

Nossos produtos estão presentes nas áreas de ciência da vida.

Farmaceutica

Nossos produtos estão presentes na indústria farmaceutíca.

Termopares

Seja qual for a área, conte com nossos produtos.

Termoresistências